quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Sancionada Lei que obriga a realização de exames e fornecimento de óculos e aparelhos auditivos para alunos carentes das escolas publicas de Barra Mansa

Foi sancionada pelo prefeito de Barra Mansa Jonas Marins a lei 4320/2014 de autoria do vereador Jaime Alves (PRB) que obriga o poder publico municipal a realização de exames oftalmológicos e audiológicos e o fornecimento de óculos e aparelhos auditivos para os alunos carentes das escolas públicas municipais e dá outras providências".Os exames previstos nesta Lei serão realizados gratuitamente a cada período letivo sendo facultada à realização dos referidos exames mediante convênio com instituições de saúde ligadas ao sistema SUS.
O Poder Público Municipal fornecerá óculos e aparelhos auditivos gratuitamente aos alunos carentes da rede municipal de ensino que comprovarem renda familiar de até 3 (três) salários mínimos mensais.

Para habilitar-se ao recebimento de óculos e aparelhos auditivos, na forma da presente Lei, o aluno deverá apresentar exames específicos realizados por médicos devidamente habilitados e o comprovante de renda familiar, protocolando requerimento com o pedido na Secretaria de Educação.

O Poder Público Municipal deverá dar ampla divulgação, nas escolas da rede municipal, da presente Lei, por meio de panfletos e cartazes afixados nos murais e onde for permitido, por meio dos professores, nas salas de aula, da Direção da escola e pelos CPMs, em reuniões com os pais.    

Atualmente, problemas de visão audição são cada vez mais comuns na população mundial, e Barra Mansa não escapa desse cenário.

Existem problemas visuais que necessitam ser corrigidos com óculos. É na infância que ocorre o desenvolvimento visual, e, se existir algum problema ocular que não for corrigido, pode levar a uma diminuição da acuidade visual (ambliopia). Geralmente entre 8 a 10 anos de idade pode ser reversível com o tratamento correto.

A audição normal é importante para o desenvolvimento adequado da fala e linguagem. Alterações auditivas, mesmo pequenas e transitórias, podem estar associadas a distúrbios da fala e do aprendizado. Na verdade, a estimulação auditiva é importante não apenas para o desenvolvimento da linguagem, mas também para uma adequada interação da criança com o meio. O mecanismo de aquisição de linguagem antecede em muito o aparecimento da própria linguagem.

Aproximadamente uma em cada 1.000 crianças nasce com deficiência auditiva (DA), cuja intensidade varia de moderada a grave. Recém-nascidos com essa condição representam 80% dos portadores de DA permanente. Apenas 20% dos deficientes têm DA adquirida. Grande parte das crianças com deficiência auditiva neuro-sensorial pode ser identificada ao nascimento.

Após os seis anos, no período de alfabetização, aparecerão os distúrbios do aprendizado. Reabilitar uma criança que está com a fala atrasada é muito mais simples do que corrigir a que fala errado, que também é mais simples do que corrigir a que aprendeu errado.

Devido ao custo relativamente alto para a compra de óculos e de aparelhos auditivos e a dificuldade na realização de tratamentos, muitas crianças e jovens acabam agravando ainda mais os problemas de visão.