segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Programa Medico na Escola executará lei 4320/2014 de autoria do Vereador Jaime Alves

 
Será atendida pelo programa Medico na Escola a Lei 4320/2014 de autoria do Vereador Jaime Alves (PRB) que obriga a realização de exames oftalmológicos e audiológicos nos alunos das escolas públicas municipais.
 
Os exames previstos nesta Lei serão realizados gratuitamente a cada período letivo e o Poder Público Municipal fornecerá óculos e aparelhos auditivos gratuitamente aos alunos carentes da rede municipal de ensino que comprovarem renda familiar de até 3 (três) salários mínimos mensais. Para habilitar-se ao recebimento de óculos e aparelhos auditivos, na forma dessa  Lei, o aluno deverá apresentar exames específicos realizados por médicos devidamente habilitados e o comprovante de renda familiar, protocolando requerimento com o pedido na Secretaria de Educação.
A Escola Municipal Padre Anchieta, no bairro Vista Alegre, foi a primeira unidade de ensino a ser beneficiada com o ‘Médico na Escola’. O lançamento do programa aconteceu dia 22/09/2014 e contou com a presença do prefeito Jonas Marins (PCdoB), secretários municipais e vereadores. A iniciativa vai beneficiar alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental da rede municipal com atividades de atenção e promoção à saúde.
 
“Temos hoje funcionando em Barra Mansa o Programa Saúde na Escola (PSE), por meio do Ministério da Saúde, que beneficia 43 unidades escolares. O novo programa municipal vai contemplar todas as 72 unidades da rede de ensino, inclusive as creches", garantiu o secretário de Saúde, Jonathan Aguiar, acrescentando que o programa conta com uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, nutricionistas, psicólogos, enfermeiros, dentistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e educadores físicos.
 
"Essa equipe vai até as escolas para realizar exames de acuidade visual e auditiva, coleta de sangue para exames, vacinação e tirar as medidas antropométricas dos alunos para avaliação. Aqueles que apresentarem alguma dificuldade, serão encaminhados ao posto de saúde mais próximo da escola para iniciar o tratamento médico", explicou a coordenadora do programa, Fernanda Chiesse.
 
Além dos exames, a equipe vai ministrar palestras em salas de aula sobre temas como prevenção da obesidade; prevenção ao uso de álcool e outras drogas; saúde mental; prevenção de doenças sexualmente transmissíveis; direito sexual e reprodutivo e segurança alimentar. Os professores também serão orientados por fonoaudiólogos e fisioterapeutas sobre como melhorar o uso da voz e a postura durante as aulas.
 
"A saúde é um componente importante para o aprendizado. Tenho certeza que o novo programa vai contribuir para a formação integral dos estudantes, melhorando o desempenho na sala de aula", frisou a secretária de Saúde, Lusia Melchíades.
 
O prefeito Jonas Marins agradeceu o envolvimento das Secretarias de Educação e Saúde para a concretização do programa. "Toda a equipe está sensibilizada para a importância do Médico na Escola. Estamos cuidando da saúde das crianças e adolescentes, reforçando a prevenção de agravos à saúde e enfrentando vulnerabilidades que comprometem o pleno aprendizado dos alunos", finalizou o prefeito.

Fonte: Jornal A Voz da Cidade