quarta-feira, 14 de novembro de 2012

José Dirceu é condenado a 10 anos e 10 meses de prisão pelo mensalão

Pena do ex-ministro apenas por formação de quadrilha foi determinada ontem pelo STF em 2 anos e 11 meses

O ex-ministro José Dirceu foi condenado ontem a 2 anos e 11 meses de prisão por formação de quadrilha na ação penal do chamado mensalão julgada no Supremo Tribunal Federal (STF). Somado à pena por corrupção ativa, o tempo de retenção de Dirceu chega a 10 anos e 10 meses.

O relator do processo, Joaquim Barbosa, mudou a ordem anunciada para votação da dosimetria dos réus condenados e iniciou ontem mesmo a análise do núcleo político e do ex ministro José Dirceu, condenado por formação de quadrilha e corrupção ativa.

Barbosa condenou José Dirceu a 2 anos e 11 meses por formação de quadrilha, voto que foi acompanhado por todos os ministros que condenaram o réu. A decisão causou novos embates na Corte e o ministro relator, Ricardo Lewandowski, acabou por se retirar do plenário depois de protestar pela falta de transparência do relator. Barbosa afirmou que decidiu iniciar o núcleo político "por ser pequeno e ter apenas seis penas".

O ex presidente do PT José Genoino recebeu pena de 2 anos e 3 meses de prisão pelo crime de formação de quadrilha. Genoino também foi condenado por corrupção ativa e seu período total de reclusão foi determinado pelos juizes em 6 anos e 11 meses. O ex tesoureiro do PT Delúbio Soares foi condenado a 8 anos e 11 meses de prisão, pelos crimes de formação de quadrilha e corrupção ativa.

Resta agora saber se eles realmente irão cumprir as penas impostas, vamos aguardar e conferir.