segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Alunos vencedores de concurso de redação são homenageados pela Câmara

Na frente: Vereador Jaime e José Rafael Fontes Pereira, primeiro colocado no concurso
Na frente: Vereador Jaime e José Rafael Fontes Pereira, primeiro colocado no concurso
Barra Mansa –  Os vereadores realizaram na quinta-feira (22) sessão solene na sede da Apae para premiar os vencedores do concurso de redação com o tema “O Envelhecimento e a Valorização do Idoso”. Realizado em conjunto com a Secretaria de Educação, o concurso é uma iniciativa do vereador Jaime Alves de Almeida, que o institui através de lei municipal de sua autoria.
Com o título “A Influência dos Idosos no Mundo” a redação de José Rafael Fontes Pereira, aluno do 6º ano do Colégio Municipal Pereira Bruno foi escolhida vencedora pela comissão avaliadora. Em sua redação, Rafael destacou a sabedoria dos idosos adquirida ao longo da vida e afirmou que a nova geração muitas vezes os trata como um alimento com validade vencida. Um trecho da redação de José Rafael “as pessoas deveriam entender que os idosos são mais sábios, isso não significa que eles fizeram faculdades ou cursos importantes, significa que eles passaram por coisas e crises que nós nunca poderíamos imaginar. Tudo o que temos veio deles e da sua influência na sociedade”.
A aluna Gabriela Aguida Nascimento de Oliveira, do 8º ano do Colégio Municipal Prefeito Luiz Amaral, recebeu o segundo lugar pela sua redação intitulada “A participação de um idoso na construção de um mundo melhor”. Em terceiro lugar ficou o aluno Jeferson Silveira de Oliveira, do 8º ano do Colégio Municipal Antônio Rocha, com sua redação “O Abandono”. A aluna Luma Lane Alexandre dos Santos Rodrigues, vencedora do concurso no ano passado, recebeu o prêmio “hors concours” por sua redação ” O Verdadeiro Amor”. As diretoras das escolas participantes do concurso receberam homenagem especial da Câmara e da Secretaria de Educação.
Para o vereador Jaime Alves de Almeida, o concurso provoca a reflexão do aluno sobre o tema, mudando seu comportamento com os idosos.
-O concurso se sustenta em um tripé: incentivar a prática de redação nos alunos, conscientizar sobre a importância dos idosos e provocar a reflexão sobre o tema. Daqui quarenta, cinquenta anos a população predominantemente será de idosos. E a fórmula do concurso vem dando certo, tanto que este ano tivemos um número maior de adesão das escolas e dos alunos – afirmou Jaime.
A Secretária de Educação, Lusia Melchiades, enfatizou a alta qualidade das redações.
-A escola contribui e colabora, mas a família é a verdadeira responsável pela educação das crianças. Quando abordamos a valorização dos idosos estamos contribuindo para que nossas crianças respeitem cada vez mais nossa população mais velha. Nossos alunos escreveram coisas lindas, que nos deixaram emocionados, e foi muito difícil a escolha das melhores redações – disse Lusia.
O presidente da Câmara, vereador Marcelo Borges, afirmou que na próxima edição os alunos serão condecorados com uma medalha especial.
-Vamos criar uma medalha para ser entregue aos vencedores do concurso nas próximas edições e valorizar ainda mais aqueles que participam e se destacam. Sabemos que temos muito problemas na Educação, não só em Barra Mansa, mas em todo o país, por isso, precisamos valorizar estas ações e quem se dedica pela Educação – afirmou Marcelo.
Fonte: Diario do Vale