segunda-feira, 10 de março de 2014

Diário do Vale: Prefeitura vai fiscalizar cumprimento de lei de guarda volumes em bancos

Diário do Vale: Prefeitura vai fiscalizar cumprimento de lei de guarda volumes em bancos



Jonas e Jaime Alves em reunião para articularem fiscalização em bancos
Encontro: Jonas e Jaime Alves em reunião para articularem fiscalização em bancos


Barra Mansa 


Muita gente não sabe, mas existe uma lei (4.121) em Barra Mansa que obriga as agências bancárias do município a disponibilizarem aos clientes um armário onde estes guardariam os pertences que, por ventura, travam as portas giratórias que, em alguns casos, tornam-se motivo de constrangimento. Frente a isso, a prefeitura, através da secretaria municipal de Ordem Pública, vai fiscalizar o cumprimento desta lei, que obriga as agências bancárias a disponibilizarem guarda volumes (armários) nas entradas das instituições.
Segundo a lei, que começou a vigorar em dezembro do ano passado, os bancos devem disponibilizar os guarda volumes para os usuários deixarem seus pertences, como, por exemplo, pastas, bolsas, casacos, capacetes de motos e mochilas. O armário deverá estar localizado antes da porta giratória ou detector de metais e conter chaves com os respectivos números.
Hoje (06), o prefeito Jonas Marins se reuniu com o vereador Jaime Alves (PRB), autor do projeto que originou a referida Lei Municipal, para tratar do assunto. De acordo com o parlamentar, apenas as agências da Caixa Econômica Federal do Centro e do bairro Vila Nova cumpriram a determinação. As instituições tiveram 90 dias para se adequarem.
- Vamos exigir a aplicabilidade desta lei que beneficia a vida das pessoas, já que o constrangimento é muito grande quando elas não conseguem passar pela porta giratória -, destacou Jonas Marins.
Segundo Jaime, o objetivo da lei é justamente evitar esse tipo de constrangimento citado pelo prefeito.
- Principalmente por parte das mulheres, que sempre carregam muitas coisas na bolsa e para conseguir entrar numa agência precisam tirar quase todos seus pertences. O que acaba sendo uma invasão de privacidade -, disse o vereador, acrescentando que o uso do guarda volumes, por parte dos clientes, será opcional.
Sobre a fiscalização, Jonas disse que, a princípio, a prefeitura irá notificar as agências que não cumpriram a determinação.
 - Faremos mais esse aviso. Mas, caso continuem descumprindo a lei, elas serão multadas -, informou.
O banco que não cumprir esta lei será penalizado com multa diária de 200 UFM (Unidade Fiscal Municipal), que será revertida aos cofres públicos, com destinação ao Fundo Municipal de Saúde.



Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/2,86206,Prefeitura-vai-fiscalizar-cumprimento-de-lei-de-guarda-volumes-em-bancos.html#ixzz2vZUZYUrv