sexta-feira, 28 de junho de 2013

Prefeito Sanciona lei que institui a Semana de Conscientização Politica

               Prefeito sanciona Lei 4093/2013 do Vereador Jaime Alves (PRB) que institui a Semana de Conscientização Politica de Barra Mansa para Escolas de ensino fundamental da rede publica municipal. Segundo o Autor todos os anos numa semana do mês de maio serão promovidos ciclos de palestras e atividades sobre formação política a ser dirigida aos alunos de forma clara e objetiva, levando ao conhecimento dos estudantes as efetivas funções e atribuições dos políticos do Município, tanto nas esferas do Poder Executivo, quanto do Poder Legislativo.
             O objetivo dessa "Semana de Conscientização Política" é aproximar os estudantes da realidade dos trabalhos desenvolvidos pela Prefeitura Municipal e Câmara dos Vereadores, bem como, das diversas Secretarias existentes nessas duas instituições públicas, formando os estudantes para que adquiram uma visão cidadã e política, tornando-se futuramente, eleitores conscientes e comprometidos com o processo democrático de nossa cidade e nosso País.
              A Prefeitura Municipal e a Câmara dos Vereadores poderão receber nessa Semana visitas pré-agendadas de alunos dos referidos estabelecimentos estudantis, a fim de conhecerem de perto as dependências e os trabalhos desenvolvidos.  Da mesma forma, os Senhores Vereadores, Secretários de governo, Prefeito e Vice Prefeito, poderão visitar as escolas para promoverem palestras, debates e "workshops" desde que solicitados pelos respectivos diretores de tais estabelecimentos de educação de ensino fundamental.
                 Para o vereador Jaime O povo brasileiro não recebe educação politica nas escolas, a maioria das pessoas desconhecem as atribuições dos políticos seja do poder executivo ou do legislativo. A educação começa na escola, é preciso conscientizar nossas crianças e jovens sobre a importância dos políticos e o poder do voto.
                 Na situação atual, mesmo sem saber a diferença entre as funções de um Deputado e de um Senador, ou sem ao menos se dar conta das limitações impostas aos vereadores e prefeitos, muito pouco, ou quase nada se comenta a respeito das prerrogativas impostas ao trabalho daqueles que almejam cargos públicos para nos representar.
                 Em outras palavras, é preciso reforçar a conscientização política das pessoas, a começar dentro das escolas, de modo que os jovens e a sociedade como um todo, possam deixar de participar da política como eleitores a cada dois anos, para se tornarem cidadãos todos os dias.