quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Juiz cassa prefeito de Barra do Pirai

              
Barra do Piraí
 
Um fato ocorrido na tarde desta terça-feira (19) poderá mudar drasticamente os rumos da política no município. De acordo com advogados ligados ao caso, o juiz da 93ª Zona Eleitoral, Maurílio Teixeira de Mello Júnior, deu a sentença do processo que resultou na cassação do diploma do prefeito Maércio de Almeida (PMDB), bem como de seu vice, Norival Garcia da Silva Júnior, o Dr. Júnior (PV). O magistrado determinou, ainda, que o presidente da Câmara Municipal, Pastor Monteiro de Jesus (PRB), assuma interinamente o Executivo, até que uma nova eleição seja realizada.
A sentença se refere a uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) movida contra os envolvidos, por abuso do poder político, uso indevido dos meios de comunicação, entre outras irregularidades. Maércio e Dr. Júnior ainda podem recorrer, e a decisão só deverá ser formalizada através de divulgação no Diário Oficial de amanhã (20).
Segundo fontes oficiosas, tanto o chefe do Executivo quanto seu vice já estão no Rio de Janeiro, onde tentam conseguir uma liminar que os garanta no cargo pelo menos até que o caso chegue ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Caso os advogados da dupla não consigam reverter a situação, novas eleições serão realizadas, num período de até 90 dias, já que a chapa encabeçada pelo PMDB obteve mais de 50% dos votos válidos no último pleito.
Fontes oficiosas garantem, também, que a atuação do radialista Willians Renato, o Gato Preto, a favor de Maércio durante a campanha pode ter sido o estopim para que o juiz verificasse abuso do poder e uso indevido dos meios de comunicação.
 
Fonte: Jornal Folha do Interior